Alunos de Direito fazem visita técnica ao TCE-PI PDF
Qui, 09 de Novembro de 2017 15:36
alt
 
A Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), os alunos do 6º período do Curso de Direito da Faculdade Estácio Ceut. A visita técnica aconteceu como complemento da aula de Direito Administrativo II com o objetivo de conhecer o funcionamento e competências do Tribunal.
 
João Luís Figueiredo Júnior, auditor de controle externo do Ministério Público de Contas junto ao TCE-PI, recepcionou os estudantes com uma palestra sobre a administração pública e o exercício do Tribunal. “Essa aproximação do TCE com os alunos é muito importante porque quando eu era estudante não tinha essa aproximação tão grande. O Tribunal de Contas sempre passou muito alheio, principalmente para o estudante de Direito, que se preocupa mais com o Judiciário. E uma visita como esta, os estudantes percebem que é um pouco diferente o funcionamento, além de fomentar o controle social”, pontuou.
 
O estudante Marcos Vinícius da Silva contou que achou interessante saber que a sociedade geral também pode participar na questão do controle contra a corrupção. “Nós podemos pedir ao Tribunal de Contas uma visita da ouvidoria itinerante ao munícipio para fazer uma palestra à população”, destacou.
 
A aluna Helena Cortes disse que aprendeu sobre como a população pode saber onde o dinheiro está investido, se há alguma fraude, e como é realizado o trabalho de fiscalização do Tribunal. Jean do Nascimento, que também é da turma de Direito, destacou a abrangência do TCE-PI. “É um trabalho  ardo e minucioso que abrange todos os municípios do Piauí, mesmo os mais distante”.
 
O professor da disciplina, Marco Bona, reuniu quatro turmas para fazer a interação entre teoria e prática do módulo sobre a administração pública e os órgãos de controle interno e externo.  Após a palestra, os alunos foram guiados para acompanhar a Sessão Plenária, onde estavam julgando as denúncias de irregularidades na aplicação dos recursos do Fundef e Fundeb.
 
alt
 
alt
 
alt