TCE recebe alunos de Direto para visita técnica PDF
Ter, 31 de Outubro de 2017 13:53

alt

 

Os alunos do 5ª período do Curso de Direito da faculdade Facid Devry visitaram, nesta manhã (31), a Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) para conhecerem o funcionamento e a atuação desempenhados pelo  Tribunal.

Os estudantes foram recepcionados pelo auditor de controle externo do TCE-PI, Gilson Soares, com uma palestra ministrada sobre o funcionamento e história da administração pública no Piauí. O auditor comentou sobre o pioneirismo do TCE em ser o primeiro Tribunal de Contas  implantado no Brasil, em 1891, logo após o Tribunal de Contas da União.

A aluna, Laís Freitas, em sua primeira visita a um órgão de controle, enfatizou o alinhamento entre a teoria e a prática para a atividade profissional. “ Fizemos uma prova recentemente sobre o assunto, quanto mais reforçar é melhor para não esquecer. O período está avançando e logo vou começar a estagiar, e com a visita estou começando a ver como é a aplicação do Direito na prática, e também gostando mais ainda”.

Para a professora da turma, Giovana Nunes, que ministra a disciplina de Direito Administrativo, é importante a vinda dos alunos porque eles já vencem o primeiro empecilho quando eles adentram na vida profissional que é a facilidade de acesso e o conhecimento do funcionamento. “Quando o Tribunal de Contas instaurou a Escola de Gestão, ele acabou aproximando ainda mais iniciativas como estas, com as instituições, com as faculdades de nível superior e também com as demais escolas de Administração Pública”, comentou, Giovana, sobre a aproximação do Tribunal com a sociedade. 

Logo após a palestra, os alunos se deslocaram para acompanhar a sessão da Primeira Câmara sobre o julgamento da prestação de contas dos municípios, com a presença de advogados e conselheiros. 

alt

alt