Encontro técnico debate licitação com gestores da Prefeitura de Teresina

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí realizou, nesta terça-feira (16),  um Encontro Técnico com a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos de Teresina (SEMA). O evento ocorreu das 8 às 12 horas, na Escola de Gestão e Controle Alcides Nunes.

João Emílio Lemos Pinheiro, coordenador-geral da Central de Licitações da SEMA, explica que o objetivo foi reunir representantes de 30 órgãos do Governo Municipal de Teresina para um estudo técnico dos questões mais recorrentes em licitações de compras e serviços. “O TCE prontamente atendeu nossa solicitação, fornecendo seus auditores para serem os instrutores do evento, para debater e aprofundar o tema para os 60 agentes que trabalham com licitação em sues respectivos órgãos”.

O Secretário de Controle Externo do TCE-PI, Bruno Cavalcanti, abriu o evento, explicando a importância do debate proposto para o evento. Em seguida, os auditores Elbert Silva e Luz e Hellano de Paulo Sampaio explicaram todos procedimentos e questões relacionada aos procedimentos licitatórios.

Para Hellano de Paulo Sampaio, a experiência foi muito enriquecedora para o Tribunal. “Fomos convidados realizar esse encontro técnico com os funcionários de Teresina, que é o município que mais movimenta recursos no Estado. Dessa forma, capacitar e orientar essas pessoas para aprimorar as contratações exercidas pelo poder público torna essa experiência ainda mais interessante”, explica.

Já Elbert Silva Luz destacou que a ação é uma possibilidade do Tribunal impactar de uma forma imediata a gestão do município. “A experiência é muito boa. É sempre bom quando o TCE tem esse contato com os gestores e com as pessoas que são responsáveis pela administração pública, porque essa ação tem uma maior efetividade no desempenho da coisa pública, pegando também o conhecimento do jurisdicionado para incrementar nossas ações e transmitindo conhecimento para que eles possam otimizar suas atividades”, finalizou.