Em 10º encontro “Mais Viver” aborda comportamento e relacionamentos

O programa “Mais Viver – Vida Plena no Pós-carreira” realizou hoje (30) seu décimo encontro na Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC), reunindo servidores tanto da ativa, quanto aposentados. A atividade, ministrada pelo auditor de controle externo Paulo Sérgio Castelo Branco, abre espaço para discutir comportamento e relacionamento entre os seus participantes.

De acordo com Paulo Sérgio, o encontro do dia visa sensibilizar os participantes para a compreensão de seus comportamentos em diferentes tipos de ambiente (familiar, de trabalho, social, …) e como eles são afetados por diferentes variáveis – sejam elas perceptíveis ou não.

“Vamos buscar uma fundamentação científica desse processo e de como a pessoa pode reconhecer o próprio comportamento. Uma vez que ela se aproprie disso, pode começar a se gerenciar em relação a comportamentos negativos que ela tenha com outras pessoas, para que esses relacionamentos sejam mais saudáveis e confortáveis”, afirmou o auditor.

Paulo Sérgio Castelo Branco, durante palestra

O palestrante também afirma que a transição para o pós-carreira pode acarretar em mudanças muito fortes, como a perda de vínculos com colegas de trabalho, e que criar novos vínculos pode ser essencial.

“É importante restabelecer vínculos quebrados no passado, fazer novos vínculos de amizade fora do ambiente de trabalho, pois, quanto mais a pessoa entender como ela funciona em relação a esse aspecto, melhor vai ser a vida dela”, pontuou.

QUALIDADE DE VIDA – O Programa Mais Viver – Vida Plena no Pós-Carreira faz parte do Programa de Qualidade de Vida do TCE-PI (SER-TCE) e se insere entre as iniciativas que reforçam o compromisso e a responsabilidade institucional do órgão junto aos seus membros e servidores. O objetivo é desenvolver ações e atividades prioritariamente com os servidores em idade de aposentadoria, visando ao planejamento de uma vida mais saudável e produtiva.