EGC participa de Encontro Nacional das Escolas do Legislativo e de Contas

, em Notícias

Francisco Mendes Ferreira com o presidente da ABEL, Florian Madruga

 

A Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), participa em Curitiba (PR) do XXXII Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL). O evento começou no dia 7 e prossegue até hoje (9), no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

O objetivo é discutir o papel das Escolas de Contas e dos Legislativos estaduais e municipais, promover o compartilhamento de conhecimento e a integração dos órgãos e entidades como forma de ampliar sua atuação, para que possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento da gestão pública e para o fortalecimento da formação técnico-profissional da sociedade.

Participam representantes dos TCs, assembleias legislativas e câmaras municipais de 17 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. O coordenador executivo de seminários do TCE-PI, Francisco Mendes Ferreira, participa do evento representando a EGC. Segundo ele, o encontro tem entre os temas principais a integração das Escolas Legislativas e Escolas de Contas com a sociedade e instituições de ensino médio e superior e a contribuição para a melhoria da formação de estudantes e profissionais.

O evento também celebra os 15 anos da ABEL e os 30 anos da Constituição Federal, que ampara a implantação das escolas de contas e dos legislativos ao determinar, em seu artigo 39, a criação de Escolas de Governo para a capacitação dos servidores da administração pública.