Sistemas que auxiliam no combate à corrupção são apresentados aos servidores do TCE-PI

, em Destaques

Os servidores do Tribunal de Contas do Piauí participaram na quarta-feira (26) da palestra de “Apresentação de sistemas informáticos de combate à corrupção”, na Escola de Gestão e Controle do TCE-PI. A aula faz parte do curso “Inteligência Institucional: Aplicação no Controle Externo da Administração Pública como Instrumento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro”.

Durante a palestra, foram apresentados sistemas da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU), que auxiliam auditores na investigação de práticas de corrupção e desvio de recursos. De acordo com Inaldo Oliveira, auditor de controle externo do TCE-PI e coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica da informação (NUGEI), o Tribunal já está desenvolvendo sistemas que utilizam técnicas semelhantes às apresentadas. “A palestra é um compartilhamento de soluções promovidas pelo TCU e pela CGU que poderão ser úteis no desenvolvimento do sistema que estamos desenvolvendo”.

 Leonel Alves de Melo, auditor federal de Finanças e Controle da CGU em Teresina, apresentou o sistema de consulta da base de dados da CGU. De acordo com o auditor, o sistema não exige conhecimento especializado e é aberto a todos os servidores da Controladoria. “Antes de um trabalho de auditoria, o servidor pode fazer uma consulta nesse sistema, que retorna resultados de cruzamentos da informação com diversas bases de dados. Por exemplo: podemos identificar empresas que tem algum tipo de relacionamento, mas que se apresentaram como concorrentes em uma licitação. O sistema nos ajuda a encontrar irregularidades”, explica Leonel Alves.

 Já Wagner Cavalcante Lima, auditor do TCU, apresentou os sistemas ALICE (Análise de Licitações e Contratos), Painel de Classificação de Risco de Transferência Voluntária e a Diretoria de Gestão de Informação (DGI).