Conselheiro substituto Jaylson Campelo ministra treinamento no TCM Pará

Servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) participaram, nesta quarta-feira (08), de treinamento sobre a metodologia a ser utilizada no Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) neste ano. O treinamento foi ministrado pelo conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Jaylson Campelo, no auditório do TCM-PA, em Belém. Ele mostrou o uso da ferramenta e a forma que os servidores podem se engajar no processo. “O MMD-TC é uma ferramenta muito importante para o Sistema de Controle Externo Brasileiro, pois está voltado para os resultados do trabalho de fiscalização dos Tribunais de Contas”, ressaltou.

 O treinamento foi aberto pelo presidente do TCM-PA, conselheiro Sérgio Leão, que também enfatizou a importância do Marco de Medição de Desempenho, realizado a cada dois anos, por ter diminuído as distâncias entre as Cortes de Contas e está contribuindo para o aprimoramento do Sistema Tribunais de Contas. “Hoje, o MMD-TC está muito mais voltado para a atividade-fim dos Tribunais de Contas, que precisam mudar o seu produto, para atender a sociedade com maior eficácia”, afirmou Sérgio Leão.

O conselheiro corregedor do TCM-PA, Cezar Colares, falou sobre a evolução do trabalho da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e disse que os Tribunais de Contas estão enfrentando o desafio de atender aos anseios da sociedade, no que é realmente importante: a melhoria da qualidade de vida, através da maior efetividade de suas ações.

O evento contou com a participação dos servidores do TCM-PA, que lotaram o auditório, e também foi prestigiado pela conselheira ouvidora, Mara Lúcia, e pelos conselheiros Antonio José Guimarães, Daniel Lavareda e Sérgio Dantas.

 O MMD-TC tem como objetivo verificar o desempenho dos Tribunais de Contas em comparação com as boas práticas internacionais e diretrizes estabelecidas pela Atricon, assim como identificar os seus pontos fortes e fracos. 
 
Texto e fotos: ASCOM TCM-PA