Comemorações marcam passagem do Dia do Auditor no TCE-PI

, em Destaques, Notícias

 

Um café da manhã e uma manifestação no plenário marcaram a passagem do Dia Nacional do Auditor Fiscal de Controle Externo nesta quinta-feira (27), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). O café foi organizado pela Associação dos Auditores Fiscais e Assessores Jurídicos do TCE-PI e reuniu associados da entidade, conselheiros e servidores do Tribunal.

No final da sessão plenária, os auditores se concentraram no plenário para lembrar a passagem da data, comemorada oficialmente em todo o país neste 27 de abril.  O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, parabenizou os auditores e destacou a importância da categoria. “Os auditores de controle externo merecem todos os cumprimentos e agradecimentos pelo trabalho que realizam pelo Tribunal e em defesa da gestão pública correta e responsável”, disse.

O presidente da Associação dos Auditores Fiscais do TCE-PI, José de Jesus Cardoso da Cunha, fez pronunciamento destacando a importância do papel do auditor fiscal no processo de combate à corrupção e de promoção da boa gestão pública. “O auditor fiscal tem a missão e a responsabilidade de fiscalizar, apurar e analisar os dados da administração pública para dar aos membros do Tribunal os elementos para julgar”, observou.

Jesus Cardoso também apresentou ao Pleno do TCE-PI projeto que transforma o cargo de auditor fiscal de controle externo em carreira de estado. Por decisão dos conselheiros, o projeto será encaminhado à Comissão de Jurisprudência para análise. Os conselheiros Kennedy Barros, Waltânia Alvarenga, Kleber Eulálio, Luciano Nunes e Lílian Martins também cumprimentaram os auditores, destacando a passagem do Dia do Auditor e a importância da categoria.