Combate à corrupção em ano eleitoral‏

O papel dos Tribunais de Contas na verificação do abuso do poder político e econômico nas eleições e o controle social vão ser temas do encontro que será realizado na próxima sexta-feira, 21, a partir das 14h, no auditório da OAB-PI. O objetivo é despertar a sociedade para a necessidade de acompanhar e fiscalizar os gastos públicos, principalmente em ano eleitoral, como agora.

O Encontro é destinado aos gestores públicos, juízes estaduais e federais, promotores públicos, estudantes, magistrados e advogados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página no TCE-PI, no endereço eletrônico: www.tce.pi.gov.br . As primeiras quinhentas vagas já foram preenchidas, mas,  diante da grande procura, a organização do encontro abriu mais cem vagas.

No mesmo dia, será lançada a campanha “ O Que Você Tem a Ver com a Corrupção? ”, que esclarece como o cidadão comum é afetado quando o dinheiro público que deveria ser investido em serviços como saúde, educação e segurança é desviado pela corrupção.

O TCE-PI vai mostrar que, com a prestação de contas on-line, qualquer pessoa vai poder acompanhar a destinação dos recursos públicos no momento da sua aplicação, podendo exercer o controle social sobre o dinheiro pago em impostos.

A primeira palestra será obre o tema: Regularidade das Eleições: Qual o Papel dos Tribunais de Contas? Os palestrantes são o Procurador Eleitoral Marcos Aurélio Adão e o Juiz Federal Marcelo Cavalcante de Oliveira. Na sequência da programação, haverá ainda palestra sobre Contas Públicas: apreciação política e administrativa, com o Conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado, do TCE-MA.

 

Assessoria de Imprensa