Código de Ética é tema de curso para servidores do TCE-PI

Os servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) participam nesta manhã (19) do curso “Ética na Administração Pública”. A atividade é realizada através da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC) e atualiza seu público alvo quanto às suas obrigações junto ao código de ética da Corte de Contas, além de fornecer dicas sobre postura e comportamento no ambiente de trabalho.

O curso começa com uma exposição da auditora de controle externo e membro da Comissão de Ética do TCE/PI Aline de Oliveira Pierot Leal, que pontua a necessidade de atividades constantes relacionadas a ética no trabalho.

“Esse projeto é permanente porque a ética envolve a nossa postura pessoal e profissional na instituição. Muitas vezes o servidor desconhece que há uma norma codificada sobre os comportamentos reprováveis, e dos direitos que ele tem dentro da instituição, como profissional”, aponta.

Aline Pierot, membro da Comissão de Ética do TCE/PI

Aline destaca ainda que a função do projeto não é ampliar punições, mas sim prevenir condutas impróprias. “A intenção é fazer um trabalho preventivo, pois, uma vez que você tenha conhecimento que o seu comportamento pode atingir a outra pessoa, você tem condições de evitá-lo”, afirma.

Quem também ministra o curso é a psicóloga Valquíria Nogueira Soares Barros Araújo, auxiliando com a área comportamental em relação e ética e a moral. Ela aponta algumas das práticas que podem gerar conflito no ambiente de trabalho.

Aline Pierot, a esquerda, ao lado da psicóloga Valquíria Nogueira

“No momento em que eu não estou respeitando meu colega de trabalho, ou mesmo alguns dos valores que ele trás, eu estou agindo de forma antiética. E isso no ambiente de trabalho é prejudicial, porque precisamos de equipes unidas”, explica.