Barras e região recebem treinamento do IEGM

, em Destaques

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou na manhã desta sexta-feira (17) o V Treinamento do IEGM – Índice de Efetividade da Gestão Municipal, em Barras. O curso tem o objetivo de capacitar e orientar prefeitos, gestores municipais e a sociedade civil sobre a ferramenta do IEGM que é utilizada por todos os Tribunais de Contas do país para medir a efetividade das políticas públicas.

O evento aconteceu no auditório do SENAC, em Barras.  A abertura foi feita pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e estiveram presentes os prefeitos de de Barras, Carlos Alberto Lages; de Cabeceiras, José Joaquim; de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Lázaro; Batalha,  João Messias e de Boa Hora, Francieldo Nascimento. Além disso, compareceram também o presidente da Câmara de Barras, Islândio dos Santos; da Câmara de Batalha, Claysson Amaral; e da Câmara de Boa Hora, Francisco Canuto.

O curso foi ministrado pelas auditoras de controle externo Lucine Batista e Maria Olívia Reis, que esclareceram os gestores sobre importância do encaminhamento dos dados, visto que eles estarão sujeitos as mesmas penalidades de não fornecer o  balanço fiscal, como multas e inspeções.”A ideia é conscientizar as pessoas da importância do IEGM e já começar a prepará-las para as informações do próximo ano, alertando-as dos problemas ocorridos neste ano”, destacou, Lucine.

O IEGM consta de um conjunto de informações que medem a qualidade e eficácia das políticas públicas e das ações dos municípios nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

Os objetivos do índice são compor a consolidação do IEGM Brasil e permitir aos gestores a correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do seu planejamento, contribuir para a transparência e aprimoramento da gestão pública, melhorar a sistemática de acompanhamento e avaliação das políticas públicas, alcançar eficácia e efetividade nas ações de controle externo e fortalecer o controle social.