Auditores do TCE-PI participam de reunião sobre fiscalização de governo no TCE-SC  

, em Destaques, Notícias

Auditores do TCE-PI na visita ao TCE-SC: compartilhamento de informações para aperfeiçoar a fiscalização

 

Auditores fiscais de controle externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) estiveram na semana passada em visita ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), a fim de colher informações sobre a fiscalização exercida na área estadual, relativa às receitas e despesas e à Companhia de Gás de Santa Catarina S.A. (SCGás). A visita contou ainda com representantes do Tribunal de Contas do Estado do Sergipe (TCE-SE).

Integraram a comitiva do TCE-PI os auditores Marcos Vinícius Luz, Enrico Ramos de Moura Maggi, Antenor Pereira da Silva Júnior e Gilian Daniel de Oliveira, da Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual (Dfae). Na reunião com os servidores do TCE-PI, o diretor da Diretoria de Controle da Administração Estadual (DCE) do TCE-SC, Paulo Gastão Pretto, o coordenador de Controle de Contas de Gestão Estadual, Sidney Antônio Tavares Júnior, Joffre Wendhausen Valente, e o auditor fiscal Hélio Silveira Antunes falaram sobre a estrutura da diretoria e os mecanismos de fiscalização das receitas e despesas do Governo do Estado.

Abordaram ainda o tratamento das informações encaminhadas pelas unidades estaduais eletronicamente, o planejamento de auditorias e o uso de sistemas informatizados. Para a diretora da Dfae, Maria Valéria Santos Leal, a visita teve como objetivo conhecer a experiência do TCE-SC em auditorias do Banco Mundial e auditorias de receitas no âmbito do Governo Estadual. “Essa troca de experiências entre os Tribunais é muito importante para aprimoramento e busca da eficiência na fiscalização dos recursos públicos”, explica ela.

Para o analista de controle externo do TCE-SE Ismar dos Santos Viana, o diretor Paulo Pretto, o coordenador de Controle das Estatais, Paulo João Bastos, e os auditores fiscais Sidnei Silva e Cláudio Martins Nunes prestaram esclarecimentos sobre o processo (RLA – 11/00379107) que trata da auditoria na SCGás. Com base nos subsídios colhidos, o TCE-SE realizará auditoria na semelhante na Sergipe Gás S.A (SERGás), cujos acionistas são os mesmos da SCGás, conforme informado no ofício enviado ao presidente do TCE-SC, conselheiro Dado Cherem. (Com informações do site do TCE-SC – www.tce.sc.gov.br)