Aplicativo “Piauí na Ponta do Lápis” é apresentado para alunos em Teresina

, em Destaques, Notícias

O aplicativo “Piauí na Ponta do Lápis” é a mais nova ferramenta do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para fiscalizar e melhorar a educação pública no Estado. Nesta quinta-feira (27) o aplicativo foi apresentado aos alunos e professores do Centro Estadual João Henrique Almeida com o intuito de sensibilizá-los a participar e contribuir no controle social.

O presidente do TCE-PI, Abelardo Vilanova, falou sobre sua experiência como aluno de escola pública e destacou a importância do aplicativo para aproximar a comunidade tanto TCE como do gestor público. “Nosso objetivo é contribuir para desenvolver a gestão da escola pública, reforçar a efetividade das políticas públicas para que a educação pública seja referência em qualidade”, disse.

Alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão baixar o aplicativo e responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas. Há perguntas sobre banheiros, biblioteca, laboratórios, material didático, quadras esportivas, refeitório, sala de informática, sala de aula e segurança.

A diretora do CETI João Almeida, Djanira Alencar, parabenizou o TCE pela inciativa e destacou que a qualidade do ensino também é resultado da participação dos alunos, eles devem estar engajados em preservar o ambiente escolar e melhorá-lo. O secretário de educação do Estado, Elen Gera, esteve presente no vento e reforçou a parceria da Seduc com o TCE-PI na implantação do aplicativo.

Na sexta-feira (28), a apresentação do “Piauí na Ponta do Lápis” será realizada na Escola Dr. Milton Saldani Afonso, em Campo Maior. Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização da Educação, Gilson Araújo, essas visitas serão realizadas em todo o Estado apresentando o aplicativo e explicando sobre a atuação do TCE. “Inicialmente, o aplicativo está disponível para as escolas de Teresina e Campo Maior, mas em breve todas as escolas estaduais e municiais do Piauí estarão cadastradas”.

O Programa na Ponta do Lápis foi desenvolvido pelo TCE de Minas Gerais e foi disponibilizado ao TCE/PI através de um acordo de Cooperação Técnica.