Alunos do Instituto Camilo Filho fazem visita técnica ao TCE-PI

, em Destaques

 

 Alunos do 8º período do curso de Direito do Instituto Camilo Filho estiveram na manhã desta quinta-feira (5) no Tribunal de Contas para realização de uma visita técnica. Os estudantes foram recepcionados na Escola de Gestão e Controle (EGC) pelo auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) Helano Muller Guimarães, que ministrou uma aula sobre administração dos recursos públicos e funcionamento dos Tribunais de Contas.

A relevância dos assuntos abordados na aula foi um ponto destacado pelo acadêmico Thales Rocha. “Pudemos entender mais sobre Controle Externo, além de exemplificações com assuntos atuais e relevantes como a Operação Lava-jato e o caso do Fundef” completa.

Na ocasião, também fez parte o Procurador do Ministério Público de Contas, José Araújo Pinheiro Júnior, professor ministrante da disciplina Direito Administrativo II dos alunos presentes.

A estudante Marjorie de Castro, na sua primeira visita ao TCE-PI, enfatizou a importância de conhecer os órgãos públicos e seu funcionamento na prática. “É um jeito de aplicar os conhecimentos do curso e entender o trabalho do Tribunal” afirma.

Em seguida, os alunos participaram da sessão plenária, onde acompanharam o julgamento de processos referente à administração pública municipal e estadual, bem como a atuação dos conselheiros do TCE-PI, do Procurador do Ministério Público de Contas e dos Advogados.