II Ciclo de Palestras sobre eSocial para Órgãos Públicos é Ministrado em Teresina

, em Destaques, Notícias

 

 

Slides de Palestras
eSocial Teresina – Visão geral e eventos – Luiz Antonio
Eventos de SST – Orion
Consulta Qualificacao Cadastral e guia do FGTS – Olavo
Eventos Periodicos eSocial e EFD Reinf – Georgia
Implantação eSocial nos Órgãos Públicos – Romulo

 

Teve início na manhã de hoje (29), no auditório da Justiça Federal, o II Ciclo de Palestras sobre eSocial para Órgãos Públicos, atividade realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle Alcides Nunes (EGC), em parceria com diversas entidades, visando levar o conhecimento sobre esse projeto aos mais diversos órgãos públicos, principalmente prefeituras, órgãos estaduais e federais.

O Conselheiro Substituto e diretor-geral da EGC, Delano Carneiro da Cunha Câmara, saudou ao público na abertura do evento e enfatizou a importância do tema discutido. De acordo com ele, “O evento destaca a preocupação com a qualificação e com o processo de desenvolvimento da nação, do estados e municípios, pelo processo de educação e conhecimento”.

Luiz Antonio Medeiros de Araújo, auditor fiscal do trabalho, integrante do grupo técnico do eSocial, palestrou no evento e comentou sobre a importância do projeto para os órgãos públicos. “A função, a partir de agora, é receber as informações com muito mais qualidade, a partir de um canal único, contribuindo para potencializar a ação desses órgãos ao substituir várias obrigações por uma única informação”, afirmou.

O eSocial é um projeto do Governo Federal que vai unificar o envio de informações pelos empregadores, dentre eles os Órgãos Públicos, em relação aos seus empregados e servidores, tendo como objetivo substituir diversos documentos tais como GFIP, RAIS, DIRF, PPP entre outros.

Agda Nayane, servidora do setor de recursos humanos da prefeitura de Demerval Lobão, elogiou a organização do evento e afirmou que o eSocial pode melhorar a administração das cidades. “Ele é interessante devido às alterações que vem surgindo, de acordo com o tempo, em relação aos cargos. Nós precisamos nos integrar melhor a ferramenta do eSocial, para melhorar a administração dos municípios”, concluiu.

O II Ciclo de Palestras sobre eSocial para Órgãos Públicos conta com cinco palestrantes que integram o grupo de trabalho nacional do projeto, apresentando aos órgãos públicos os principais pontos do projeto. Além de Luiz Antonio, o evento conta com os palestrantes: Maria Geórgia Magalhães de Almeida, auditora da Receita Federal do Piauí e especialista em direito previdenciário; Orion Sávio Santos de Oliveira, analista de políticas sociais da Secretaria de Políticas de Previdência Social do Ministério da Fazenda; Romulo Borges Araújo, técnico judiciário no Tribunal Regional do Trabalho na 2ª região; e Francisco Olavo Lira Nogueira, assistente senior na Rede Executiva do FGTS Fortaleza.