Ginástica laboral melhora produtividade de servidores no ambiente de trabalho

alt

O programa Saúde, Educação e Responsabilidade Social (SER TCE) iniciou uma série de atividades internas para promover uma transformação comportamental entre os servidores desta Corte de Contas, com o objetivo de fornecer maior qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Durante esta semana, o programa iniciou as atividades de ginástica laboral. Os servidores tem a oportunidade de, em duas sessões semanais, praticar uma atividade física e fazer a manutenção da saúde. A ginástica é realizada no hall da Escola de Gestão e Controle e no da Secretaria das Sessões, com uma duração média de quinze minutos.

Para a servidora Maria Souza, esta é uma oportunidade muito boa para sair do sedentarismo e manter a saúde e a produtividade no trabalho. “Nós passamos muito tempo sentados e em frente aos computadores. A ginástica é uma forma muito boa e descontraída de iniciarmos bem o dia, nos mantermos ativos e evitarmos problemas de saúde”, conta.

A ginástica laboral é uma prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades físicas. A prática faz com que haja a prevenção e manutenção da saúde dos servidores, com isso o rendimento de cada pessoa acaba aumentando, pois a permanência do servidor no ambiente de trabalho saudável aumenta e torna-se mais agradável.

As sessões de ginástica no TCE-PI ocorrem ás terças e quintas-feiras, em sessões de 8h e 8h30min. O Programa de Saúde, Qualidade de Vida e Cidadania do TCE-PI está embasado na Política de Saúde, Qualidade de Vida e Cidadania que foi regulamentada pela Resolução do TCE nº 26, de 30 de julho de 2015. Ele parte do pressuposto de que boa parte da vida de um cidadão é destinada ao trabalho. Portanto há a necessidade de que o ambiente laboral seja agradável, tanto no aspecto estrutural como nos relacionamentos e organização dos processos de trabalho.

alt