Alunos de Direito da Universidade Federal do Piauí visitam o TCE-PI

, em Destaques, Notícias

Alunos de Direito da UFPI assistem à sessão plenária do TCE-PI, nesta quinta-feira: aprendizado

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (ETGC), recebeu nesta quinta-feira (16) a visita de 40 alunos calouros do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A iniciativa teve por objetivo mostrar para os estudantes o funcionamento do TCE-PI e a aplicabilidade do direito. Os estudantes conheceram a EGC e outros setores do TCE-PI.

Também acompanharam parte da sessão plenária. Para o coordenador do curso de Direito da UFPI, Samuel Nascimento, o curso de Direito traz a esperança para o novo aluno de poder contribuir com o funcionamento do Estado e da sociedade, e o Tribunal de Contas, segundo ele, representa essa expectativa de eficiência. “Acredito que a visita vai servir para fazê-los enxergar o que os espera no mundo profissional”, observou.

Yala Rodrigues, uma das novas alunas, conta que gostou muito da visita, principalmente quando estiveram no plenário. “É uma maneira de inserir a gente no curso e ampliar os nossos horizontes para entendermos realmente o que iremos fazer quando nos formarmos”, disse ela. O conselheiro-substituto Delano Câmara, professor de Direito da UFPI, acompanhou os alunos na visita.

Ele disse que a iniciativa tem por objetivo abrir o TCE-PI para os alunos de Direito e mostrar sua importância para o cidadão. “É uma forma de estimulá-los a manter o sonho de mudar o mundo, que todos nós temos principalmente quando jovens”, observou. O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, também saudou os estudantes em plenário.

Parabenizou-os pela escolha do curso, desejou que busquem a realização pessoal e profissional que os motivou a fazer Direito e disse que espera revê-los futuramente, “já atuando como profissionais do Direito”.